Dicas de Viagem

Morro de S√£o Jer√īnimo PDF Imprimir E-mail

O 'Morro de S√£o Jer√īnimo' foi reaberto para visita√ß√£o dia 01/04/2010, sendo poss√≠vel apenas com guia de turismo credenciado e mediante agendamento pr√©vio, de quinta a segunda-feira. Procure uma ag√™ncia credenciada e agende seu passeio.

Leia mais...
 
Garimpo do Salvador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador do Portal   
Seg, 22 de Março de 2010 15:10

Quando o ouro de Cuiab√° come√ßou a ficar escasso, muitos garimpeiros passaram a explorar as vizinhan√ßas e foram cada vez mais se adentrando no sert√£o, muitas vezes sozinhos, sempre esperan√ßosos de encontrarem 'a pedra', uma express√£o que demonstrava um achado que os deixaria ricos. At√© hoje ainda √© poss√≠vel encontrar garimpeiros como os de antigamente, garimpando dia ap√≥s dia e de forma artesanal: n√£o usa dragas, n√£o usa merc√ļrio (para o garimpo do ouro) e a √°gua fica represada at√© decantar, evitando que a lama e areia sigam para o rio.

Em Chapada dos Guimarães foram encontradas jazidas de ouro e diamante por volta de 1918, o que atraiu muitas pessoas para a região. Pequenos lugarejos de garimpo chegavam a ter uma população maior que da cidade e eram mais equipadas, inclusive com luz elétrica, mercados e comércio em geral.

Hoje ainde resistem alguns poucos garimpos e garimpeiros artesanais de diamante e visit√°-los √© bastante interessante. √Č uma viagem ao passado dos bandeirantes que constru√≠ram o Brasil, mostrando como faziam para encontrar as riquezas, como as identificavam ou como sabiam que determinado lugar poderia ter ouro ou diamante e como pensa um garimpeiro.

Na √Āgua Fria, um povoado que √© Distrito de Chapada dos Guimar√£es, a comunidade se desenvolveu em torno de um garimpo de diamantes iniciado por garimpeiros baianos que vieram para esta regi√£o naquele per√≠odo (1925). Segundo moradores, os baianos fizeram uma troca com a comunidade: dariam prote√ß√£o a todos por causa da Coluna Prestes e em troca teriam direito de garimpar aquela √°rea. Quem contou isto foi o Sr. Salvador, uma figura not√°vel, nascido e criado na √Āgua Fria, garimpeiro que j√° teve muitas posses, altos e baixos, e hoje √© propriet√°rio de uma pequena ch√°cara e garimpo artesanal.

Última atualização em Seg, 05 de Abril de 2010 15:18
 
Cidade de Pedras - Chapada dos Guimar√£es PDF Imprimir E-mail

'Chapada' √© o nome dado √†s bordas do Planalto Central brasileiro. Assim como se chama de 'escarpas' os pared√Ķes √† beira mar, s√£o chamados de 'chapada' as bordas dos pared√Ķes que terminam na terra. Existem v√°rias chapadas no Brasil e a Chapada dos Guimar√£es tem uma explica√ß√£o para o seu nome. √Č uma das chapadas mais conhecidas, nacionalmente e internacionalmente.

Leia mais...
 
Casa de Pedra - Parque Nacional - Chapada dos Guimar√£es PDF Imprimir E-mail

A casa de Pedra é uma pequena caverna de arenito tipo 'furnas', localizado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.Atualmente é possível visitá-la quando se faz o passeio ao circuito de cachoeiras do parque nacional.

Leia mais...
 
Vale do Rio Claro - Parque Nacional - Chapada dos Guimar√£es PDF Imprimir E-mail

O Vale do Rio Claro √© uma das regi√Ķes com o visual mais pr√©- hist√≥rico que poderemos conhecer na Chapada dos Guimar√£es. Gigantes pared√Ķes de arenito, cerrado preservado, veredas e trilhas com muita areia, mostrando as marcas de milhares e milhares de anos, numa beleza c√™nica inesquec√≠vel. L√° nasce o Rio Claro, que j√° vem com um bom volume de √°gua, formando um rio cristalino.

Leia mais...
 
Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul - Chapada dos Guimar√£es PDF Imprimir E-mail

A mais extensa caverna de arenito do Brasil, com cerca de 1.550 metros, e uma das mais belas cenicamente. Fica localizada a 46 km de Chapada dos Guimar√£es, no sentido Chapada-Campo Verde, na fazenda √Āgua Fria.

Leia mais...
 
Cachoeira Véu de Noiva - Parque Nacional - Chapada dos Guimarães PDF Imprimir E-mail

A cachoeira Véu de Noiva é um dos símbolos e cartão postal da Chapada dos Guimarães. São 86 metros de queda formados pelo rio Coxipó e está localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a cerca de 11 km da cidade.

Leia mais...
 
Circuito de Cachoeiras - Parque Nacional PDF Imprimir E-mail

O circuito de cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é também conhecido como caminho das águas, circuito das águas ou 7 cachoeiras. Começou a ser frequentada por turistas e para lazer no início da década de 1980, quando houveram iniciativas governamentais para o incentivo do turismo e definição de áreas de interesse turístico. Naquela época chegaram em Chapada dos Guimarães diversos místicos de todo o mundo, dizendo ser este (a Chapada) um dos lugares beneficiados por energias cósmicas.

Leia mais...
 
Cuidados B√°sicos PDF Imprimir E-mail

Dicas para organizar a viagem e tomar certos cuidados na hora de contratar os serviços e arrumar as malas.

Leia mais...