Vale do Rio Claro - Parque Nacional - Chapada dos Guimarães PDF Imprimir E-mail

O Vale do Rio Claro é uma das regiões com o visual mais pré- histórico que poderemos conhecer na Chapada dos Guimarães. Gigantes paredões de arenito, cerrado preservado, veredas e trilhas com muita areia, mostrando as marcas de milhares e milhares de anos, numa beleza cênica inesquecível. Lá nasce o Rio Claro, que já vem com um bom volume de água, formando um rio cristalino.

 


As principais atividades são as caminhadas até pontos altos de visualização dos paredões, como a Crista de Galo ou indo até pontos que permitam a visualização do vale e de toda sua extensão; banho e flutuação complementam as atividades, possibilitando períodos de contemplação aquática ou um simples e refrescante banho num rio onde ninguém nunca antes se banhou, pois nasce ali perto. Água pura! Realmente um privilégio nos dias de hoje.


A área do Vale do Rio Claro faz parte do parque nacional de Chapada dos Guimarães desde 1989, porém ainda tem um problema fundiário que está em vias de ser resolvido. A área tem donos legítimos, que compraram terrenos antes da criação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, e também os poceiros, que são pessoas que se apropriaram de áreas e não tem documentação.

 

O Vale do Rio Claro atualmente só poderá ser visitado com acompanhamento de guia de turismo credenciado junto ao Ministério do Turismo e junto ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, mediante agendamento prévio. Esta medida foi tomada recentemente devido à visitação massiva e desordenada no local, o que provocava imensos danos.

É, sem dúvida, uma das regiões mais significativas na visita ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, especialmente pelo visual com a formação rochosa expressiva da Chapada.