Cidade de Pedras - Chapada dos Guimarães PDF Imprimir E-mail

'Chapada' é o nome dado às bordas do Planalto Central brasileiro. Assim como se chama de 'escarpas' os paredões à beira mar, são chamados de 'chapada' as bordas dos paredões que terminam na terra. Existem várias chapadas no Brasil e a Chapada dos Guimarães tem uma explicação para o seu nome. É uma das chapadas mais conhecidas, nacionalmente e internacionalmente.

 

Alguns dos paredões mais altos em Chapada dos Guimarães são originados da formação Botucatu e são gigantescos, com alturas que chegam até a 300 metros em alguns pontos. Em algumas destas regiões existem lindas esculturas naturais, trabalhadas pela chuva, vento e ação do próprio tempo.

Mirante do Rio Paciência, acima;

 

Mirante do Rio Claro, acima;

Cidade de Pedras é o nome genérico para toda a região no alto destes paredões do parque nacional de Chapada dos Guimarães e dois mirantes naturais tem sido visitados há anos e se consolidaram como rota de visita. São eles: mirante do Rio Claro (a região do Vale do Rio Claro fica logo abaixo) e o mirante do Rio Paciência, também conhecido como Paredão do Eco.

Mirante do Rio Claro, acima; abaixo, mesmo mirante, mas focado para a Crista de Galo (lado direito), formação rochosa visitada quando se visita o Vale do Rio Claro

Existe ainda um terceiro mirante, que muitos chamam de 'verdadeira Cidade de Pedras', devido existirem lá formações altas, a maioria com 20 a 30 metros de altura. Esta região não tem sido visitada e provavelmente fará parte de uma área interditada quando a questão fundiária for resolvida.

A Cidade de Pedras é um dos lugares imperdíveis e também um dos mais lindos de toda a Chapada dos Guimarães. É onde as pessoas se emocionam ao se deparar com tamanha beleza. *Atualmente aberta para visitação (2013).