Cuidados Básicos PDF Imprimir E-mail

Dicas para organizar a viagem e tomar certos cuidados na hora de contratar os serviços e arrumar as malas.

"Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não mate nada, a não ser o tempo."

Mosquitos, sol e roupas

Cuidados nos hotéis

Cuidados ao contratar os passeios

Guias de turismo

Cuidados com a bagagem

Filmes e baterias especiais

Vacinas e cuidados com a saúde

Crianças

 

Mosquitos, sol e roupas

1. Traga com você repelente para mosquitos, chapéu ou boné e protetor solar adequado para sua pele.
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2. Verifique os tipos de roupa necessários para os seus passeios, Utilize roupas claras,  leves e ventiladas (verifique as condições climáticas do período). Coloque sempre uma ou duas peças sobressalentes e lembre-se de trazer pares de meias e roupas de frio adicionais. Pode fazer frio durante a noite.
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3. Traga roupa de banho (biquíni, sunga, etc.) e uma mochila confortável para seu passeio. Será muito útil.
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4. Traga calçados firmes e adequados para caminhadas (tênis) e calçados adicionais, para lazer e descanso no final do dia (chinelo ou tênis).
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5. Dependendo da época uma capa de chuva é sempre bem vinda.
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6. Evite tudo que for desnecessário para sua viagem, mas lembre-se (caso você goste) de trazer sua máquina fotográfica e seus binóculos.
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Cuidados nos hotéis

1. O check-in padrão ocorre ao meio-dia.
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2. Confira a limpeza dos quartos e banheiro.
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3. Se levar aparelhos de barbeador, rádio, secador ou outro equipamento, certifique-se da voltagem do lugar antes de ligá-los.
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4. Para economizar, evite utilizar os serviços do próprio hotel, como ligações telefônicas, bebidas do frigobar e lavanderias.
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5. Arrume suas coisas para não esquecer nada quando for embora.
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Cuidados ao contratar agências de turismo

1. Organize sua viagem com antecedência e pesquise preços e condições.
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2. Considere a época da sua viagem [viagens na alta temporada (férias escolares de julho e do verão, feriados de fim de ano, carnaval etc.) são muito mais caras do que aquelas realizadas na baixa temporada. Além disso, todos os serviços prestados, tais como alimentação, transporte, infra-estrutura dos locais visitados, sofrem uma influência direta desse fator, tanto no preço como na qualidade (filas, atrasos, overbooking, demoras etc.).
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3. Avalie se vai optar por pacotes individuais (personalizados) ou excursões. Verifique estas condições antes de contratar o serviço.
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3.1 Viagem individual costuma ser mais cara. Caso você opte por excursão, lembre-se: os roteiros e horários são fixos. Neste caso é bom checar o número de pessoas que compõe o grupo.
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4. Pesquise os preços. No caso de preços divulgados por anúncios e folhetos, os mesmos devem conter todas as informações referentes à viagem, de forma clara e precisa: valores cobrados pela parte aérea, categoria das passagens, taxas de embarque, parte terrestre, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e sobretudo, aquilo que ficará por conta do consumidor (almoços, jantares, etc.).
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5. Procure referências sobre a agência com pessoas de confiança que tenham usado os serviços.
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5. Faça tudo por escrito. No contrato deve constar aquilo que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. Atente para cláusulas que possam colocá-lo em desvantagem, sobretudo quanto à possibilidade de serem feitas alterações quanto aos hotéis, passeios, taxas extra e transporte. Não permita que constem espaços em branco. Guarde uma via datada e assinada, bem como todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários (eles integram o contrato). Uma vez feito o pagamento, a agência deve fornecer as passagens com datas de saída e chegada (leia com atenção as condições do serviço: atrasos, bagagens etc.), os vouchers (comprovantes de reserva de hotéis e traslados), bem como recibos dos valores pagos.
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5. Informe-se sobre a necessidade de documentos (vistos, vacinas, autorização para viagens de menores, etc.), providenciando-os antecipadamente. Fique atento aos horários, procurando chegar aos locais de saída dos grupos com antecedência. Identifique interna e externamente a bagagem. Informe-se sobre as condições climáticas dos locais a serem visitados e procure ser criterioso quanto à quantidade de roupas e outros objetos da bagagem. Nas viagens internacionais, resguarde-se de eventuais despesas, optando por levar (quando for possível) dinheiro, cartões de crédito e travellers checks, fazendo um planejamento dos gastos com alimentação e consumo, lembrando-se dos limites alfandegários para gastos no exterior. Outra forma de se proteger contra imprevistos, sobretudo nas viagens internacionais, é fazer um seguro patrimonial e de vida. Existem várias opções, que abrangem desde questões relacionadas a saúde e até outros incidentes (acidentes, falecimentos).
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6. Problemas durante a viagem devem ser comunicados aos responsáveis e, se possível, registrados, por meio de fotos, por exemplo. Se o passeio não transcorrer conforme o acertado, o consumidor conta com a proteção da lei: o Código de Defesa do Consumidor lhe assegura, entre outros, a reparação por prejuízos e danos decorrentes de serviços em desacordo com a oferta ou mesmo inadequados. O prazo para reclamar é de 30 dias após o término da viagem, sendo bom fazê-lo por escrito com cópia protocolada.
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7. Caso a agência cancelar a viagem, é obrigada a restituir todos os valores pagos (atualizados), bem como eventuais prejuízos financeiros e danos morais. São direitos garantidos ao consumidor pelo CDC e poderão ser pleiteados juntos aos órgãos de defesa do consumidor ou, dependendo do caso, por meio do Poder Judiciário.
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7. Se o cancelamento partir do consumidor, deve ser comunicado por escrito, com a maior antecedência possível. O agente de turismo, com exceção da parte aérea, poderá reter percentuais proporcionais ao prazo em que a empresa foi informada do cancelamento (de acordo com normas da Embratur, 10% para cancelamentos a mais de 30 dias da excursão; 20%, entre 30 e 21 e percentuais superiores correspondentes a gastos comprovados pela agência, no caso de menos de 21 dias do início da excursão).
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Guias de turismo

1. Ao contratar os serviços, verifique se a agência utiliza serviços de guias de turismo credenciados pela EMBRATUR. Eles serão os responsáveis pela sua segurança durante os passeios.
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2. Lembre-se que o guia de turismo é um profissional reconhecido, assim como um dentista, advogado, etc.. 
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Cuidados com a bagagem

1. Coloque, na parte externa e interna de valises, bolsas, malas e sacolas, uma etiqueta com nome, endereço e telefone do proprietário, independentemente da identificação colocada pela empresa no momento do check-in. Cuidado para não usar materiais que se despreguem facilmente e não deixe a etiqueta exposta em lugar fácil de ser arrancada, como próxima a fivelas. 
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2. Personalize a mala, com adesivos e fitas coloridas. Por mais fora de moda ou extravagante que isso lhe parece, facilitará o reconhecimento da mala. 
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3. Na hora do check-in, verifique se a funcionária da companhia aérea etiquetou corretamente a sua mala, identificando o destino certo. Da mesma forma, confira os canhotos de recibos de entrega de bagagem. Para cada volume, é necessário um comprovante. 
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4. Retire as etiquetas com códigos de aeroporto coladas em vôos anteriores. Isso é um dos maiores responsáveis por extravio. 
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5. Utilizar o sistema de proteção com plástico também ajuda a diferenciar a mala. Este serviço é oferecido por empresas nos principais aeroportos do mundo. 
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6. Ao retirar a bagagem na esteira, verificar se não há outras iguais. Por engano, você pode levar a mala de outra pessoa. Como a lei proíbe que em vôos internacionais seja exigida a apresentação do tíquete de bagagem na saída, o problema é mais comum do que se pensa. 
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7. Jamais colocar objetos de valor na mala. Dinheiro, documentos, máquinas e jóias devem ir na bagagem de mão. Bagagem é roupa, sapato e objetos de higiene. 
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8. Toda mala deve estar fechada e lacrada. Usar cadeados é fundamental. 
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9. Se for necessário fazer conexão e houver tempo suficiente, prefira sempre retirar a bagagem e fazer novo check-in. Na pior das hipóteses, você sempre saberá em que vôo ela desapareceu. 
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10. A pontualidade na hora do embarque é importante para evitar afobamentos e conseqüente perda de objetos. Se o passageiro chegar em cima da hora, a companhia poderá não conseguir embarcar sua bagagem no mesmo vôo, provocando atrasos na entrega. 
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11. Leve somente o essencial. E não se esqueça de levar alguns medicamentos de primeiros socorros, enjôos e desarranjos intestinais, analgésicos, antiácidos, antigripais e remédios específicos com receitas médicas. 
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Filmes e baterias especiais

1. Caso você utilize filmes e baterias especiais, traga-os, pois nem sempre será possívle encontrar estes produtos no local. 
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Vacinas e cuidados com a saúde

1. Prepare-se antes de viajar. Faça exercícios: caminhe, suba e desça escadas, durma e alimente-se bem.
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2. Ao viajar para regiões do Norte e Centro-oeste do país, por exemplo, deve tomar a vacina contra a febre amarela. Consulte um especialista imunologista ou infectologista com antecedência, pois a vacina deve ser tomada dez dias antes do embarque.
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2. Verifique se o seu plano de saúde está em dia.
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2. Verifique se a agência oferece seguro e quais as condições.
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Crianças

1. Verifique os graus de dificuldade dos passeios escolhidos junto à agência (quilômetros de caminhada, clima, infra-estrutura de apoio, condições das trilhas, etc.).
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2. Lembre-se: não desgaste as crianças.
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